quarta-feira, 6 de março de 2013

"Não importa o que aconteça, você sempre terá o seu valor" (Chorão)

Nunca fui declarada 'fã' do Charlie Brown Jr., mas logo pela manhã senti que um pedacinho de mim morreu junto com o querido Chorão, vocalista da banda. 

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de músicas e o quanto eu me identifico com muuuuitas letras de diversos artistas e ritmos. Logo cedo, comecei a ler noticias e mais noticias sobre o falecimento do cantor na madrugada desta quarta-feira. Ainda não sabem o que pode ter causado a morte. A imprensa já veiculou uma foto da cozinha do cantor, onde havia um pozinho branco espalhado no balcão. O pré-conceito do mundo já decretou, sem menos esperar o resultado da perícia: 'foi overdose'. É, pode até ser. Quem sou eu para julgar? O fato é que eu queria deixar aqui, minha opinião..

Estou acordada desde as 6h30 da manhã (quase madrugada..rs), e como uma viciada em redes sociais (leia-se Facebook e Instagram) estou desde então acompanhando os comentários e postagens das pessoas que eu sigo. É, de certo modo, até engraçado. Todas as pessoas arrumaram um jeitinho de postar alguma homenagem. Eu disse TODAS as pessoas.. Desde meus amigos até duplas sertanejas muito famosas (todo mundo sabe que o Chorão detestava sertanejo!). É incrível como um cidadão que andava vestido no 'estilo skatista', conquistou tantas patricinhas, tantos playboys, tantos roqueiros. Tantas donas de casa. Tantas crianças. Tantos sertanejos. Tantos, tantos e tantos. Todos. Ele encantou a todos. Ele me encantou. 

E é triste ver morrer uma pessoa tão querida. Ainda mais um poeta, feito Chorão. Um letrista de primeira linha que escreveu sua vida (e a minha!) em forma de música. E fez tanta gente cantar e se identificar. Um rei nacional. Rei sim, porque só um rei tem, diariamente, suas frases em taaantas legendas de fotos, em tantos cartões postais, em declarações para namorados, em conselhos de vida. Na ponta da língua de tanta gente. Chorão foi rei. Rei do amor, rei do romance. Cantava em ritmo de rock, as mais 'lindas' músicas escritas por  ele, um cara apaixonado. Quem, senão um cara apaixonado, escreveria frases como:

"De qualquer jeito seu sorriso vai ser meu raio de sol"

"Se não eu, quem vai fazer você feliz?"

E, pelas notícias que li, deduzi que o cantor estava passando por uma má fase. Separado da ex mulher há 6 meses, Chorão estava em uma 'profunda depressão', segundo confirmou um membro de sua família. Pelas fotos que vi de seu apartamento 'revirado', notei que ele deveria morar sozinho. E notei ainda que o apartamento não estava revirado, mas sim bagunçado. Quem mora sozinho, como eu, sabe que tem dias de deprê que não queremos lavar louça, arrumar a casa, limpar nada, nem mesmo colocar o lixo no lixo. E foi isso que eu notei nas fotos. Um apartamento 'abandonado pela tristeza'. Alguém aí consegue enxergar com meus olhos?

É claro que eu não descarto uma morte por overdose, já que todos sabiam que ele era usuário de drogas. Mas pensem no quanto deve ser difícil para uma pessoa que tem um vicio forte, como o de usar cocaína, passar por uma fase tão ruim. Não é fácil para ninguém, imagina para quem tem vícios. Assim como o alcoólatra se 'mataria' de tanto beber, o viciado em drogas se mata utilizando as mesmas. E, ainda assim, acho triste. Muito triste.

E que destino. Um cara que carregava o Brasil nas costas, com fãs de todo o lugar do mundo (quiçá), morreu sozinho. Na solidão, ele não encontrou forças para permanecer em um mundo em que não mais cabia. Onde não faziam valer o sentimento que ele carregava dentro do peito. E, ainda pensando que ele não tenha provocado a overdose, acredito que ele estivesse fugindo da realidade, quem sabe procurando seu lugar ao sol.


"Podem me tirar tudo o que tenho. Só não podem me tirar as coisas boas que fiz para quem eu amo"

Vá em paz, rei Chorão.


Nenhum comentário: